Código do Curso: Análise e Regularizações Contábeis no SIAFI

Objetivo Atualizar, aperfeiçoar, capacitar e gerar conhecimentos relativos à análise e regularização das principais inconsistências contábeis apresentadas pelo Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal - SIAFI. Público Alvo Servidores que atuam nas áreas de execução orçamentária, financeira e contábil de órgãos da Administração Pública Federal.

1) Dúvidas Comuns Referentes à Classificação por Natureza de Despesa

  • 1.1) Despesas com Material Permanente (4.4.90.52.XX) X Despesas com Material de Consumo (3.3.90.30.XX)
  • 1.2) Despesas com Aquisição de Material Bibliográfico
  • 1.3) Despesas com Serviços de Remodelação, Restauração e Manutenção
  • 1.4) Despesas com Aquisição de Pen-drive, Canetas Ópticas, Token e Similares
  • 1.5) Despesas com Serviços de Terceiros (3.3.90.39.XX) X Despesas com Material deConsumo (3.3.90.30.XX)
  • 1.6) Despesas com Obras e Instalações (4.4.90.51.XX) X Despesas com Serviços de Terceiros (3.3.90.39.XX)
  • 1.7) Softwares (Imobilizado ou Intangível?)
  • 1.8) Despesas com Tecnologia da Informação - TI
  • 1.9) Despesas de Exercícios Anteriores - DEA X Despesas com Indenizações e Restituições X Despesas com Elemento Próprio
  • 1.10) Exercícios de Fixação

2) Tabela de Eventos

  • 2.1) Definição de Eventos
  • 2.2) Estrutura do Código de Eventos
  • 2.3) Classes de Eventos
  • 2.4) Tipos de Utilização de Eventos
  • 2.5) Consultas de Eventos no SIAFI
  • 2.6) Exercícios de Fixação
  • 3) Regularizações Contábeis

3.1) Legislação Aplicada

  • 3.2) Cancelamento de Ordem Bancária
  • 3.3) Valores em Trânsito para Estorno de Despesa
  • 3.4) Reclassificação de Despesa
  • 3.5) GRU a Classificar
  • 3.6) Bloqueio de Crédito
  • 3.7) Cancelamento de Restos a Pagar
  • 3.8) Pagamento de Obrigações Trabalhistas de Empresa Contratada com Locação de Mão-de-Obra
  • 3.9) Baixa de Saldo de Estudos e Projetos, Obras em Andamento e Instalações
  • 3.10) Reclassificação de Contas de Bens Móveis
  • 3.11) Reclassificação de Itens de Material de Consumo
  • 3.12) Reclassificação de VPD, Conta do Passivo e 5o Nível de Conta do Passivo
  • 3.13) Regularização das Equações 0106, 0108, 0109 e 0110 (Recolhimento para a Previdência Social, Recolhimento de Tributos Federais e Recolhimento de Tributos Estaduais e Municipais)
  • 3.14) Reclassificação do 5o Nível de Conta do Ativo com ISF “P”
  • 3.15) Reclassificação da Fonte de Recursos 0177000000 (Fonte a Classificar) para Fonte de Recursos Específica de Contas do Ativo
  • 3.16) Registro e Baixa de Garantias Contratuais
  • 3.17) Baixa de Documento AV após Cancelamento da OB antes do Envio do Relatório de OBs ao Banco
  • 3.18) Cancelamento de Documento Hábil “NP” Gerado em Duplicidade pelo SIASG
  • 3.19) Retorno de Crédito Orçamentário para a Conta Contábil 6.2.2.1.1.00.00 - Crédito Disponível após Liquidação e Pagamento de Despesa
  • 3.20) Pagamento de Despesa Liquidada fora dos Sistemas SIAFI e SIASG
  • 3.21) Exercícios de Fixação

4) Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP

  • 4.1) Conceito de Plano de Contas
  • 4.2) Objetivos do PCASP
  • 4.3) Campo de Aplicação do PCASP
  • 4.4) Conta Contábil
  • 4.5) Estrutura do PCASP
  • 4.6) Detalhamento de Conta Contábil
  • 4.7) Classificação do 5o Nível de Conta Contábil
  • 4.8) Indicador de Superávit Financeiro - ISF
  • .9) Reconhecimento de Passivo de Acordo com o Regime de Competência
  • 4.10) Lançamentos no SIAFI Visando Atendimento ao Regime de Competência
  • 4.11) Controle da Disponibilidade por Destinação de Recursos - DDR
  • 4.12) Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública
  • 4.13) Transações SIAFI (CONORIGEM e CONCONTA)
  • 4.14) Exercícios de Fixação

Datas do Curso

  • 19 e 20.07.2018
  • Carga horária

    16 horas

    Investimento

  • R$ 1.897,00

    Local

    São Luiz - MA
  • Inscrições

    A RH Cursos se reserva no direito de alterar local, datas e horário ou mesmo cancelar o curso, havendo insuficiência de inscrições.
    O Empenho ou depósito bancário deverá ser enviado para o fax (61) 3965.1929 no máximo até três (3) dias antes da realização do evento.
    Incluso material de apoio, coffee break e certificado

    Faça a sua inscrição