Código do Curso: Avaliação de Indicadores de Gestão

O curso objetiva demonstrar que há efetivas técnicas gerenciais que auxiliam a medir, avaliar e controlar a atuação do gestor público, dando respostas rápidas, oportunas e adequadas frente a um cenário em constantes mudanças. Além disso, abordar os indicadores usuais adotados nas instituições e, ainda, auxiliar as organizações a criarem seus próprios indicadores de projetos.

  • Introdução: debate sobre o governo e administração pública, gestão pública no Brasil, reforma e modernização do Estado, papel do Estado no mundo contemporâneo, democracia, cidadania e demandas sociais, modelo gerencial com foco no cidadão;
  • A utilização de indicadores nas políticas públicas;
  • Critérios para utilizar indicadores de avaliação na gestão pública: efetividade, eficácia, eficiência e economia;
  • Efetividade, equidade ou igualdade, excelência, perpetuidade ou perenidade, cenário e execução;
  • Mensuração da gestão de um organismo público;
  • O poder de compra do Estado: utilização de novas tecnologias da informação nos negócios, disseminação das compras governamentais em meio eletrônico, experiência internacional sobre compras públicas por meio eletrônico;
  • Auditoria de gestão: as respostas que uma auditoria de gestão deve fornecer no serviço público, contribuição de auditoria de gestão no setor público, objetivos do controle da gestão pública;
  • Limitações referentes ao controle de gestão governamental através de indicadores de gestão;
  • Formular indicadores de desempenho: identificação da dimensão, subdimensão e objetos de mensuração, estabelecimento de indicadores, validação preliminar dos indicadores com as partes interessadas, construção de fórmulas, estabelecimento de metas e notas, definição de responsáveis, geração de sistema de coleta de dados, ponderação e validação final dos indicadores com as partes interessadas, mensuração do desempenho;
  • Indicador de satisfação do cidadão: elaboração do questionário (identificar as áreas a serem pesquisadas, criar uma escala de avaliação, elaborar questões autoexplicativas, limitar o número de perguntas, apresentar o questionário com boa qualidade visual, submeter o questionário ao processo de melhoria contínua), definição de pontuação, ponderação, parâmetros e grupos de questões, realização da pesquisa (selecionar a abordagem e definir a frequência de realização da pesquisa), cálculo do indicador geral de satisfação, cálculo dos indicadores dos grupos, análise da evolução do indicador geral versus target;
  • Indicador de Planejamento e efetividade da Comunicação (IPEC): plano de comunicação, instrumentos da comunicação institucional e com o cidadão, plano estratégico de comunicação organizacional, cálculo do IPEC, interpretação do IPEC, faixas de pontuação do IPEC, auditoria da comunicação organizacional;
  • Indicador de desempenho de prazos: conceito, cálculo e interpretação do SPI (Schedule Performance Index), exemplo de cálculo de SPI, SPI com validade somente durante a execução de um projeto, Schedule Variance;
  • Indicador de Gestão de Risco (IGR): plano de gestão de riscos, cálculo do valor de contingência, cálculo do IGR;
  • Criando um indicador de Monitoração da Gestão de Projetos: níveis hierárquicos da informação, criação de indicadores – passo a passo, condições essenciais para validação de indicadores, indicador único de projeto para todas as dimensões;
  • Perspectivas e desafios da administração pública na atualidade: o papel do Estado brasileiro no novo cenário mundial, função estatal no mundo contemporâneo, as mudanças nas relações entre a administração pública e os usuários, medidas para melhorar o desempenho da administração pública, construção de um novo paradigma de gestão pública, fragilidades, deficiências e perspectivas da administração pública no Brasil.

Datas do Curso

Sem data para o primeiro semestre 2016

Carga horária

24 horas

Investimento

R$ 2.250,00

Local

Brasília - DF

Inscrições

A RH Cursos se reserva no direito de alterar local, datas e horário ou mesmo cancelar o curso, havendo insuficiência de inscrições.
O Empenho ou depósito bancário deverá ser enviado para o fax (61) 3965.1929 no máximo até três (3) dias antes da realização do evento.
Incluso material de apoio, coffee break e certificado

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