• Pedro Augusto Lima de Oliveira

TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA


Olá, o assunto é sobre os benefícios da educação corporativa. Vamos descobrir como isso tem mudado as organizações.

As grandes organizações têm se preocupado em investir em conhecimento por acreditar que o capital humano é a principal vantagem competitiva, pois com o aprendizado contínuo, torna-se possível desenvolver o potencial dos colaboradores.

A educação corporativa surge como “braço” do setor de Gestão de Pessoas, com importantes estratégias para a capacitação, motivação e retenção de talentos, além disso, pode assegurar que os funcionários tenham a oportunidade de se qualificar ao máximo em todas as fases de sua trajetória na empresa.

Vantagens e benefícios que a organização tem ao implantar a educação corporativa:

Colaboradores mais motivados

Os colaboradores que recebem treinamento, acreditam que estão em posição de destaque na organização e a empresa se preocupa com seu crescimento, com isso, ficam mais motivados a mostrar o investimento em sua capacitação, reflexo disso, é a dedicação maior ao trabalho, atitudes mais engajadas e aumento dos resultados organizacionais, tendo um importante diferencial competitivo.


Aumento de produtividade

Com o programa de educação corporativa e conhecimento continuo, um colaborador consegue aprender e desenvolver maneiras de executar seu trabalho com agilidade e extrema qualidade, sendo assim, leva menos tempo nas realizações de suas tarefas e reduz a possibilidade de erros que possam ocorrer, aumentando de fato, sua produtividade.



Minimização de retrabalho

O colaborador quando domina a execução de suas tarefas, tende a cometer menos erros e não precisa perder tempo com ajustes e consertos, o que impacta em sua produtividade e na qualidade da entrega.


Desenvolvimento do senso crítico

Um colaborador que somente executa seu trabalho, não questiona o processo de desenvolvimento de suas tarefas para propor mudanças na sua otimização, pode gerar prejuízo e estagnação para sua organização em diversos níveis.

O ideal é preparar seus colaboradores para conhecer superficialmente todas as atividades da organização e dominar a execução de suas tarefas, assim criando senso crítico para questionar e sugerir melhorias nos processos de modo a aumentar a produtividade, garantir maior qualidade e eficiência em cada processo.


Confiança e Inovação

Todo colaborador deseja se destacar em sua organização, mas para isso é necessário ter visibilidade e confiança.

A inovação depende de confiança, criatividade e do conhecimento, com a educação corporativa os colaboradores podem desenvolver competências estratégicas focadas nisso. Ao adquirir as competências necessárias o colaborador é capaz de avaliar novos processos, propor melhorias e levar cada vez mais inovação para as organizações, assim, se destacar.


Desenvolvimento de Líderes

A figura de um líder é uma das mais importantes dentro de qualquer organização, pois ele é a referência para sua equipe. Portanto, investir no treinamento dos líderes é essencial, capacitados eles conseguem coordenar sua equipe a ter mais motivação, união e produtividade.


Melhora no clima organizacional

Quando se investe no desenvolvimento dos colaboradores, eles percebem que a organização busca o crescimento na carreira de forma conjunta. Isso aumenta o engajamento e a satisfação no trabalho, o que gera um clima organizacional melhor.

Afinal, uma equipe feliz e motivada é capaz de tornar o ambiente interno mais leve, além de se relacionar melhor com clientes e parceiros.


Diminuição do turnover

Turnover é a rotatividade de colaboradores. Quando uma empresa investe em educação corporativa os colaboradores tendem a se sentir mais satisfeito com o trabalho e com a organização, isso tem como resultado a diminuição do turnover.

Reter talentos na corporação tem ligação direta com o lucro da empresa, pois custos excessivos como contratação, rescisões e treinamento para formação de novas equipes são eliminados com a diminuição da rotatividade de colaboradores.


Fortalecimento do employer branding

Empresas que incentivam a difusão do conhecimento através da educação corporativa, tem como vantagem um employer branding mais atrativo. Quando candidatos buscam vaga de emprego em organizações que valorizam a educação e qualificação de seus colaboradores, eles enxergam uma oportunidade de crescimento intelectual e profissional e buscam por essa oportunidade para aprendizagem e qualificação.

A empresa ganha em credibilidade e qualificação dos candidatos e o colaborador ganha em desenvolvimento profissional.


Vantagem competitiva

Uma corporação que implementa a educação corporativa, possui colaboradores mais motivados, competentes e com alta produtividade, isso impacta diretamente ao entregar produtos e serviço com maior qualidade, velocidade e satisfação dos clientes, com certeza essas corporações possuem maior vantagem competitiva.


A educação corporativa proporciona muitas vantagens e benefícios, são eles; motivação, produtividade, confiança, inovação, desenvolvimento do líder, clima organizacional entre outros.


O que você está esperando para começar a implantar educação corporativa na sua organização?

Saiba porque a educação corporativa faz total diferença nas organizações.

Contato
Endereço

QS 03 Lote 3/9 Sala 801

Ed. Pátio Capital 

Águas Clareas, Brasília-DF rhcursos@rhcursos.com.br

Telefones

Tel: +55 (61) 3965-1929

       +55 (61) 3965-1939

Whatsapp: +55 (61) 99112-9682

© 2019 copyright. RH Cursos e Treinamento Empresarial

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone LinkedIn