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O que é RH Data Driven ou RH orientado a dados, como ele está transformando a gestão de pessoas

O conceito de RH Data Driven está revolucionando a forma como as empresas gerenciam seus talentos e tomam decisões estratégicas. Mas afinal, o que significa ser um RH Data Driven?


rh data driven

O que é RH Data Driven ?

O RH Data Driven, ou “RH orientado a dados”, é a prática de usar dados, análises e informações para embasar as decisões e estratégias no setor de Recursos Humanos. Em vez de depender apenas de intuição ou experiências passadas, os profissionais de RH analisam dados concretos sobre recrutamento, engajamento, desempenho e retenção de colaboradores.


Uma pesquisa recente da época negócios apontou que mais de 61% dos profissionais de RH já utilizaram a análise de dados para tomar alguma decisão estratégica. A maneira como o processo é realizado, entretanto, ainda é manual. 


Com a transformação digital e o aumento da disponibilidade de dados, o RH Data Driven se tornou uma ferramenta fundamental para melhorar processos e criar uma gestão de pessoas mais eficiente. Essa abordagem permite que os líderes de RH tenham uma visão clara e precisa sobre o que realmente funciona nas estratégias de gestão de pessoas.


Como isso funciona?

O RH Data Driven usa os dados coletados para gerenciar os funcionários e fundamentar as futuras decisões que serão tomadas na organização, evitando problemas futuros. Assim, além da observação do pessoal e característica comum da área, as decisões são tomadas com base em métricas.


Áreas do RH que utilizam o RH Data Driven:

  • Atração de talentos 

  • Recrutamento e seleção 

  • Onboarding 

  • Treinamento e desenvolvimento 

  • Gestão de performance 

  • Engajamento dos funcionários (pesquisa de clima, eNPS, de pulso, etc.) 

  • Distribuição de bônus e recompensas 

  • Planejamento de carreira e sucessão 

  • Turnover voluntário ou involuntário


A gestão costuma ter alguns indicadores para guiar o trabalho dos profissionais:

  • Objetivos e resultados-chaves;

  • Métricas;

  • Indicadores de desempenho (KPIs);

  • Retorno sobre o investimento (ROI).


Objetivos e resultados-chaves: a metodologia de gestão OKR (objectives and key results, em inglês), é bastante utilizada por equipes de RH que utilizam o data driven. Ela é baseada em um objetivo principal guiado por um conjunto de resultados-chaves.


Métricas: definição de metas mensuráveis, ou seja, que sejam possíveis de medir para avaliar se os resultados estão sendo alcançados e quais pontos precisam ser melhorados.


Indicadores de desempenho (KPIs): utilizar indicadores de desempenho é essencial para entender se o trabalho do setor de recursos humanos é efetivo. Alguns indicadores utilizados no setor são: retenção de talentos, taxa de turnover, índice de faltas, entre outros.


Retorno sobre o investimento (ROI): indicador utilizado para avaliar a performance da área como um todo.


Todos esses índices permitem avaliar se as ações estão surtindo efeito na gestão de pessoal ou se é preciso mudar a estratégia. A principal diferença deste modelo ao tradicional é que tudo é feito após a análise minuciosa de dados, dando mais confiança aos gestores.


Vamos abordar mais sobre o assunto nos próximos posts.


Um grande abraço

Pedro Augusto

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