O conceito de RH Data Driven está revolucionando a forma como as empresas gerenciam seus talentos e tomam decisões estratégicas. Mas afinal, o que significa ser um RH Data Driven?
O que é RH Data Driven ?
O RH Data Driven, ou “RH orientado a dados”, é a prática de usar dados, análises e informações para embasar as decisões e estratégias no setor de Recursos Humanos. Em vez de depender apenas de intuição ou experiências passadas, os profissionais de RH analisam dados concretos sobre recrutamento, engajamento, desempenho e retenção de colaboradores.
Uma pesquisa recente da época negócios apontou que mais de 61% dos profissionais de RH já utilizaram a análise de dados para tomar alguma decisão estratégica. A maneira como o processo é realizado, entretanto, ainda é manual.
Com a transformação digital e o aumento da disponibilidade de dados, o RH Data Driven se tornou uma ferramenta fundamental para melhorar processos e criar uma gestão de pessoas mais eficiente. Essa abordagem permite que os líderes de RH tenham uma visão clara e precisa sobre o que realmente funciona nas estratégias de gestão de pessoas.
Como isso funciona?
O RH Data Driven usa os dados coletados para gerenciar os funcionários e fundamentar as futuras decisões que serão tomadas na organização, evitando problemas futuros. Assim, além da observação do pessoal e característica comum da área, as decisões são tomadas com base em métricas.
Áreas do RH que utilizam o RH Data Driven:
Atração de talentos
Recrutamento e seleção
Onboarding
Treinamento e desenvolvimento
Gestão de performance
Engajamento dos funcionários (pesquisa de clima, eNPS, de pulso, etc.)
Distribuição de bônus e recompensas
Planejamento de carreira e sucessão
Turnover voluntário ou involuntário
A gestão costuma ter alguns indicadores para guiar o trabalho dos profissionais:
Objetivos e resultados-chaves;
Métricas;
Indicadores de desempenho (KPIs);
Retorno sobre o investimento (ROI).
Objetivos e resultados-chaves: a metodologia de gestão OKR (objectives and key results, em inglês), é bastante utilizada por equipes de RH que utilizam o data driven. Ela é baseada em um objetivo principal guiado por um conjunto de resultados-chaves.
Métricas: definição de metas mensuráveis, ou seja, que sejam possíveis de medir para avaliar se os resultados estão sendo alcançados e quais pontos precisam ser melhorados.
Indicadores de desempenho (KPIs): utilizar indicadores de desempenho é essencial para entender se o trabalho do setor de recursos humanos é efetivo. Alguns indicadores utilizados no setor são: retenção de talentos, taxa de turnover, índice de faltas, entre outros.
Retorno sobre o investimento (ROI): indicador utilizado para avaliar a performance da área como um todo.
Todos esses índices permitem avaliar se as ações estão surtindo efeito na gestão de pessoal ou se é preciso mudar a estratégia. A principal diferença deste modelo ao tradicional é que tudo é feito após a análise minuciosa de dados, dando mais confiança aos gestores.
Vamos abordar mais sobre o assunto nos próximos posts.
Um grande abraço
Pedro Augusto
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