• Pedro Augusto Lima de Oliveira

Departamento Pessoal: Dicas para crescer na carreira!

Atualizado: Abr 9

O setor de departamento pessoal é uma parte muito importante nas organizações, por isso, os profissionais de DP deve ter como objetivo crescer profissionalmente.

Siga nossas dicas para ajudar no seu crescimento profissional.



O que você tem feito para crescer na sua carreira profissional?

Todo profissional deve ter o objetivo de crescer em sua carreira, todos desejamos ser reconhecidos pelo nosso trabalho, mas ser bom não é o único requisito para alcançar o reconhecimento, o sucesso é muito mais do que apenas talento. Confira nossas dicas.


Conheça o negócio

O primeiro passo para seu crescimento é entender a cultura organizacional, a missão, os valores e saber os objetivos da empresa. Está alinhado com os objetivos da empresa é importante para identificar novas oportunidades e saber como você pode ajudar alcançá-lo.


Organize sua rotina e foque nos seus objetivos

Essa é uma dica essencial, planeje seu dia, organize sua rotina de atividades para completa-las no prazo, crie um ambiente de trabalho mais agradável e aumentar a sua produtividade mantendo seu ambiente de trabalho sempre organizado, um profissional organizado é sempre bem-visto pelos gestores e garante bons resultados.


Foque nos seus objetivos, tenha em sua mente onde você quer chegar em cinco, dez ou vinte anos, crie um planejamento para alcançar suas metas, isso é muito importante para se manter sempre motivado e trabalhar cada vez melhor. Lembrem-se os desafios de hoje são a maior fonte de aprendizado amanhã!


Tome a iniciativa, seja criativo e inove

Hoje as empresas buscam empregados que sejam criativos, que inove e que tome iniciativa. Uma grande qualidade em um profissional hoje é a criatividade, através dela é possível levar novos conhecimentos para dentro da empresa, encontrar novas soluções de problemas e ajudar a empresa crescer.


Tome a iniciativa, não espere que alguém peça para você fazer algo, inicie o projeto, fale com o chefe em nome da equipe, seja criativo e compartilhe novas soluções com sua equipe e gestores, quando terminar suas tarefas ajudem seus colegas. Não faça apenas aquilo que é esperado de você, surpreenda e se destaque!


Comunique-se com eficiência

É de suma importância comunicar-se com clareza, objetividade, respeito e empatia, isso faz com que as pessoas entendam e aceitem suas ideias, ainda que você não tenha função de líder.


A comunicação é capaz de engajar a equipe, isso faz com que você cresça na carreira.


Desenvolva o trabalho em equipe, pois, é fundamental para o crescimento individual, participe de um time que mantenha um bom clima interno e tenha atitudes para reforçar esse sentimento.


Uma boa empresa são peças bem encaixadas, em que cada uma ajuda a outra a formar um cenário de sucesso e crescimento.


Peça feedbacks

Identificar se suas ações e trabalho tem agregado para a organização é muito importante, entender o que pode ser potencializado e o que precisa ser desenvolvido, é uma das melhores maneiras para você crescer em sua carreira profissional.


Peça para seu gestor e seus colegas de trabalho um feedback sobre sua atuação, assim fica mais fácil identificar o que precisa fazer para melhorar os seus resultados.


Invista em conhecimento técnico e habilidades pessoais

O crescimento profissional depende de relacionamentos interpessoais, habilidades próprias, talento, criatividade, e principalmente de conhecimento técnico. O profissional precisa de conhecimento cada vez mais aprofundado e contínuo, de preferência nos lugares e com as pessoas mais qualificadas possíveis.


Toda hora, novas tecnologias e possibilidades se inserem no mercado, e quem não aprimora sua técnica fica para trás dos concorrentes.


Aliado com o conhecimento técnico é necessário desenvolver também as habilidades pessoais que são:

  • Visão do negócio

  • Criatividade

  • Paciência

  • Organização

  • Responsabilidade

  • Atitude

  • Objetividade e Outras

Aprimorar conhecimento técnico com habilidades pessoais vão te levar a um melhor desempenho e consequentemente ao crescimento profissional.


Cultive sua zona de crescimento

Se você colocar em prática essas dicas, verá que sua carreira alcançará novos patamares no tempo devido. Sua zona de crescimento é onde a mágica acontece, e saber cultivá-la é fundamental para você desejar continuar crescendo.


Não importa o quanto você cresça na carreira, para manter o crescimento, sejam quais forem as circunstâncias, tem que estar disposto a ser um estudante, se sentir desconfortável e pedir ajuda.


Vimos que para crescer profissionalmente é necessário investir nas habilidades pessoais e no conhecimento técnico, os dois unidos é fundamental para o crescimento.

Não se esqueça de aproveitar bastante essa jornada de crescimento, pois é onde a mágica acontece!



RH Cursos e Treinamento Empresarial
08.703.044/0001-90
QS 03 Lote 03/09 Sala 801 Ed. Pátio Capital
Águas Claras, Brasília - DF
(61) 3965-1929 / (61) 3965-1939
(61) 99112-9682
info@rhcursos.com.br
Serviços
Sobre
Privacidade
  • Facebook
  • LinkedIn - círculo cinza
  • YouTube
  • Instagram
© 2019 copyright. Todos direitos reservado RH Cursos e Treinamento Empresarial