top of page

Folha de Pagamento: Como evitar erros!

Atualizado: 9 de abr. de 2021

Erros na folha de pagamento são comuns e podem provocar muita dor de cabeça, é muito importante ter bastante atenção ! Leia as dicas para evitar erros.



Para evitar os erros na folha de pagamento a empresa deve observar os seguintes pilares:

planejamento

Planejamento

A folha de pagamento envolve um processo de coleta de informações como: horas trabalhadas, horas extras prestadas, impostos recolhidos, descontos em folha entre outros.

Desenvolver os processos para organizar as atividades, determinando os passos a serem seguidos para todos os empregados observando as particularidades de cada um.

Erros no planejamento e processo da folha de pagamento pode afetar a relação da empresa com os funcionários.


classificação de trabalhadores

Classificação das Categorias dos Trabalhadores

Cada empregado tem direito diferentes dependendo da categoria, existe uma convenção coletiva para toda categoria profissional, na qual cada item é submetido à jurisdição de um sindicato de trabalhadores específicos.


É necessário enquadrar os colaboradores para saber o tratamento de cada um dentro da folha de pagamento, caso haja erros no preenchimento das informações, haverá uma sucessão de erros, despesas calculadas erradas e assim por diante, virando uma bola de neve.


identificar problemas

Identificar Problemas

Auditar a folha de pagamento é um importante processo a ser realizado, esse procedimento visa procurar e identificar as possíveis causa que geram extras na folha de pagamento.


atualização

Atualização

É importante sempre ficar ligado nas alterações na Legislação Trabalhista, Previdenciária, Fundiária e Tributária.

A reforma trabalhista trouxe alterações substanciais nas parcelas que integram e não integram a remuneração.


capacitação

Capacitação

Capacitar os operadores do Departamento Pessoal na elaboração da folha de pagamento, como, cálculo das verbas que compõe a folha, horas extras, adicional noturno, férias, 13º Salário entre outros, é uma excelente ação para evitar problemas com a folha de pagamento.

Mesmo que tenha um sistema de folha de pagamento parametrizado, o operador deve saber fazer o cálculo para conferência.

A melhor maneira para capacitação é investir em cursos e treinamentos para aquisição de conhecimento, atualização, troca de experiências, crescimento profissional e produtividade.


A folha de pagamento é um documento de extrema importância, aprendemos dicas relevantes para evitar erros. Assim podemos evitar uma grande dor de cabeça e prejuízo!

bottom of page