top of page

Educação Corporativa: Veja como faz total diferença nas organizações?

Atualizado: 9 de abr. de 2021

Olá, vamos entender a importância que a educação corporativa tem, e os resultados que ela tem realizado nas organizações.

educação corporativa

Como surgiu a educação corporativa?

O mercado dinâmico hoje tem exigido competências e habilidades que o ensino tradicional não está capacitado a proporcionar. Observando isso as organizações e seus líderes começaram a desenvolver seus programas de capacitação, surgindo assim a educação corporativa.

A partir da educação corporativa, é possível vencer a falta de capacitação e formar profissionais adequados para todas as funções e necessidades estratégicas da organização.

Outro problema que as organizações enfrentam, é manter seus colaboradores motivados e engajados, de modo que eles rendam mais e tragam mais benefícios financeiros, produtividade e clima organizacional, em outras palavras, as empresas começaram a enxergar que oferecer bons salários e posição de destaque aos colaboradores não era suficiente. É preciso mais, precisam de um motivo para abraçar as causas e objetivos da empresa para dar seu melhor.


O que é educação corporativa?

Educação corporativa é a prática de gestão de pessoas que nada mais é que conjunto de práticas adotadas para promover a formação continuada, desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento alinhando com o crescimento da empresa.

A educação corporativa é mais que treinamento de mão de obra ou desenvolvimento de habilidades específicas: são ações que estimulam o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa.

Quais são os objetivos da educação corporativa?

O objetivo da educação corporativa é instruir e capacitar os colaboradores de uma organização, para aumentar a chances de sucesso dentro da organização. Esse tipo de ensino pode ser trabalhado de forma conjunta ou separada, de acordo com a necessidade de cada setor. Os principais objetivos são:

  • Desenvolver atitudes e comportamentos que devem ser seguidos;

  • Aprimorar as habilidades dos colaboradores;

  • Integrar os profissionais com a cultura organizacional;

  • Melhorar a produtividade de todos da empresa;

  • Aperfeiçoar a gestão de tempo dos colaboradores;

  • Motivar e desenvolver as competências dos gestores;

  • Ensinar os colaboradores a operar os equipamentos de forma eficiente e adequada;

  • Instruir aos colaboradores a realizarem funções de forma correta e efetiva;

  • Apresentar novas ferramentas que ajudarão a melhorar a produção;

  • Realizar qualificação dos colaboradores de forma contínua, mostrando as mudanças Recorrentes no mercado;

  • Mostrar toda cadeia de negócios que existe dentro de uma organização.

Essas são objetivos gerais, existem aqueles mais específicos, de acordo com a particularidade de cada organização. Portanto, antes de implantar a educação corporativa, é necessário fazer um planejamento.

A importância de investir na educação corporativa.

Uma organização que investe em educação corporativa, além de sair na frente de seus concorrentes por se preocupar com um fator tão importante como a capacitação de seus colaboradores, acaba recebendo um retorno imenso em questões como motivação, engajamento e produtividade por parte dos seus colaboradores. Que resulta ganhos tanto para o empresário, que tem maior produtividade e qualidade do profissional, que se sente estimulado na empresa, quanto para o funcionário, que desenvolve competências que serão fundamentais em sua carreira.

O ensino corporativo prepara a equipe para os desafios do ambiente de trabalho, atuando nas necessidades reais da empresa e dos colaboradores.

Além disso, pode ser usado para assegurar que os funcionários tenham a oportunidade de se qualificar para alcançar o máximo potencial em todas as fases de sua trajetória na empresa.

Portanto, motivos não faltam para que você comece a investir na capacitação dos seus colaboradores.

bottom of page